Pela bagatela de R$ 727,27 a gente compra a quantidade suficiente de aulas teóricas e práticas para (tentar) se habilitar.
Mas conseguir a habilitação, pelo menos em Maceió é muito mais que ter passado nos testes de direção. No pacote das aulas práticas: testes de resistência e auto-controle.
Com tempo contadinho de aula, metade dele se perde numa fila quilométrica à espera da vez para tentar uma baliza ou meia embreagem. Pontos estratégicos como Jacarecica são os preferidos.
Passados aqueles minutinhos de treino, o aluno volta pro fim da fila para outros tipos de treinos: o da paciência e resistência ao calor (quem aproveita a hora do almoço para as aulas, sabe do que estou falando).
Instrutores ali à sombra e os ‘projetos de motoristas’ nos carros, suando em bicas.
Dono de autoescola há oito anos, seu Gilberto explica:
“Temos que ver pelo lado bom. Esse pessoal já sai preparado, qualificado para encarar o trânsito. E trânsito é isso, calor, estresse... A gente mostra a realidade. Pode doer, mas é assim. E com a rotina eles vão pegando resistência. Vão chegar ao ponto de estar num calor de matar, mas sem sentir (quase) nada”
Falou a voz da experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário