quarta-feira, 19 de outubro de 2011

www.odeioentrevistadeemprego.com.br





“Não leve a vida tão a sério e as coisas acontecem”. Várias pessoas já me deram esse mesmo conselho e  eu como uma boa ouvinte, ignorei-o solenemente.
Mas hoje, colocando as novidades em dia com uma amiga 'que vive a vida adoidado' o conselho me pareceu um tanto sensato. Ela me veio com o atual dilema de sua vida. De viagem marcada para relaxar por uma semana – já que está desempregada há um mês - recebeu a má notícia de que precisa abrir mão da diversão caso queira trabalhar numa empresa onde ela vai ganhar quase o dobro do que ganhava no emprego anterior, entre outras vantagens.
Pásmem! Ela vai viajar.
Não sei qual a mágica, mas desde que nos conhecemos há pelo menos dez anos, ela é assim: se abusa de um emprego e sai, depois logo à frente tem um melhor esperando. Não dá nem tempo daquela cena: currículo de porta em porta. E mesmo que desse, certamente não o faria. Ela diz odiar entrevista de emprego e eu concordo. Só que odiamos por motivos bem diferentes.
E quando a gente conversa sobre isso... ela zomba de mim.
Desempregada, decidi que iria abrir uma agência de limpeza. Antes disso quis me qualificar.
Uni (ou tentei) o útil ao agradável.
Passei uma manhã inteira escolhendo uma roupa e a postura apropriada para a ocasião.
Lá estava eu num auditório lotado para uma entrevista. A vaga: camareira de um hotel (HOTEL, viu gente!) de luxo. Acho que me preocupei demais em projetar uma imagem adequada à vaga...
Pra encurtar a história, aguardo o retorno dessa entrevista até hoje.
Muito tempo depois, passada a fase doméstica, candidato-me a vaga de uma multinacional. Currículo selecionado. Entrevista marcada. Informações sobre a empresa na ponta da língua para impressionar o recrutador.
No dia D, vestida a caráter, penso que me antecipar ao horário de chegada em pelo menos uma hora poderia render alguns pontinhos mais.
Às 15h chego e cumprimento minhas concorrentes (tinham pelo menos três) e aguardo.
Já eram 17h. Uma hora após aquela reservada à minha entrevista.
- Por favor, gostaria de saber se há uma previsão para a minha entrevista (não havia mais nenhuma candidata).
- Como é o seu nome?
- Flávia
- De que? Ah! Flávia sua entrevista era às 16h...
- Pois é. Estou aqui desde as 15h.
- Um momento.
- Ah! Sua entrevista era mesmo às 16h, só que de ontem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário